A iniciativa faz parte do projeto “PRF Amiga dos Autistas”, que prevê a capacitação de agentes e ações educativas voltadas à sociedade
Policiais rodoviários federais realizaram nesta quarta-feira (2), na BR-101, uma ação voltada à conscientização e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa ocorreu na unidade operacional da PRF em Biguaçu, como parte do projeto “PRF Amiga dos Autistas”, que prevê a capacitação de agentes e ações educativas voltadas à sociedade.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Durante a manhã, os policiais passaram por capacitação sobre abordagens específicas para pessoas com autismo. As instruções foram baseadas no Manual de Atendimento Integrado à Pessoa com TEA, publicado pela PRF em 2023, que orienta sobre procedimentos mais adequados para garantir segurança, respeito e atendimento humanizado.
A programação também incluiu atividades interativas com a comunidade, como rodas de conversa, distribuição de materiais informativos, simulações de abordagem e dinâmicas educativas. Os agentes também reforçaram a importância da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea), documento que facilita o reconhecimento e o suporte a cidadãos autistas.
O projeto tem como objetivo ampliar o entendimento sobre o autismo no contexto das rodovias e reduzir situações de preconceito ou abordagens inadequadas, promovendo um ambiente mais inclusivo.