O projeto Escola Sem Muros vem promovendo oficinas, concursos de ilustração e a pintura de grandes murais
A proposta de transformar os muros das escolas em painéis de conscientização e criatividade está ganhando forma em Itapema. O projeto Escola Sem Muros vem promovendo oficinas, concursos de ilustração e a pintura de grandes murais com o objetivo de unir arte e educação ambiental nas instituições de ensino da cidade.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
A iniciativa é viabilizada por meio das leis de incentivo à cultura, como o Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC) e a Lei Rouanet, e tem como tema central neste ano o ciclo da água.
Mais de 200 ilustrações foram produzidas por alunos de diferentes escolas, e as 10 melhores receberam kits artísticos como prêmio. Um dos destaques foi a aluna Andriele, da Escola Educar, que teve seu desenho transformado em uma grande tela agora exposta na unidade. Nos próximos dias, um mural com mais de 50 metros quadrados será pintado na fachada da escola.
“Estamos extremamente satisfeitos com o impacto do Escola Sem Muros nas instituições de ensino de Itapema. Além de incentivar a arte, estamos promovendo a conscientização sobre temas tão relevantes como a preservação ambiental. A colaboração com as escolas e a comunidade tem sido essencial para o êxito do projeto”, afirma Luciana Saramento, presidente da FAACI, organização responsável pela condução da iniciativa.
A proposta se estende a outras instituições ainda neste semestre. Durante a Semana do Meio Ambiente, a Escola Francisco receberá um novo mural em parceria com a concessionária CONASA. Já na Escola Olegário Bernardes, as atividades ocorrerão no Jardim Autônomo — espaço sustentável da unidade — com oficinas e pintura interna.