O concurso acontece nas escolas Luiz Francisco Vieira, Francisco Victor Alves e Educar.
Um projeto inovador está ganhando vida nas escolas públicas de Santa Catarina, trazendo arte e criatividade para os corredores educacionais. O Circuito de Artes Urbanas “Escola Sem Muros” está revolucionando a maneira como os alunos interagem com a expressão artística. Focado em promover a liberdade de expressão e a conscientização através da arte, o projeto lança concursos de desenho livre para estudantes do 6º ao 9º ano.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Em Itapema, o concurso acontece no próximo mês de abril e oferece aos alunos uma plataforma para explorar temas como sustentabilidade, educação olímpica e a importância da água.
Com o objetivo de incentivar a criatividade e a consciência ambiental, o concurso de desenho da Escola Sem Muros desafia os jovens talentos a pensar além do óbvio. A temática varia entre sustentabilidade, educação olímpica e a preservação da água, estimulando os alunos a refletirem sobre questões globais enquanto desenvolvem suas habilidades artísticas.
O Escola Sem Muros é um concurso de desenho com premiação para os 10 primeiros colocados que acontece em diversas escolas de Itapema. Cada escola tem seu próprio tema para o concurso, visando explorar diferentes aspectos da criatividade e conscientização dos alunos.
Na Escola Luiz Francisco Vieira, o tema do concurso é “Sustentabilidade e Conscientização”. Os alunos do 6º ao 9º ano são convidados a expressar, através de seus desenhos, a transformação que ocorre quando pensamos para além do uso e do consumo. Os critérios de avaliação incluem a relação com o tema, criatividade e composição.
Já na Escola Francisco Victor Alves, o tema escolhido é “Olimpíadas: Esporte e Educação”. Os estudantes são desafiados a explorar a conexão entre os esportes olímpicos e a educação ao redor do mundo. Assim como na Escola Luiz Francisco Vieira, os critérios de avaliação são a relação com o tema, criatividade e composição.
Na Escola Educar, o tema do concurso é “Água Pra Quê?”. Aqui, os alunos são incentivados a refletir sobre a importância da água para a vida e o que pode ser feito para preservá-la. Os critérios de avaliação seguem os mesmos padrões das outras escolas, incluindo a relação com o tema, criatividade e composição.
Em todas as escolas, os alunos podem participar do concurso utilizando qualquer técnica de desenho e devem entregar suas obras até 27 de março na secretaria da escola. Os resultados serão divulgados até o dia 4 de abril.
Os 10 primeiros colocados receberão um kit para desenho, composto por canetas Posca, lápis, borracha e um bloco de folhas de papel de 180g. Além disso, o primeiro colocado também será premiado com uma oficina de ampliação conduzida por Lucas Nowalls, na qual será produzida uma arte em tela com as dimensões de 2 metros por 1 metro.