Comunidade

Sibely Santos | 24/05/2024 16:58

24/05/2024 16:58

36764 visualizações

Projeto piloto do Observatório Inspire promove Inovação Social em Itapema e região

Desenvolvido pelo Estado, o projeto foi lançado em Itajaí

O Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP) da UDESC-ESAG, em parceria com o Laboratório de Inovação Social e Sustentabilidade da UDESC-Balneário Camboriú, o Centro Regional de Inovação de Itajaí (ELUME) e o Movimento ODS de Santa Catarina – Comitê Regional Itajaí, promoveu o evento de lançamento do piloto do Observatório Inspire. Com o apoio das Secretarias de Planejamento (SEPLAN), Ciência Tecnologia e Inovação (SCTI) e Assistência Social Mulher e Família (SAS) de Santa Catarina, o evento teve como objetivo conectar atores do ecossistema de inovação social do estado.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

O Piloto do Observatório Inspire resulta de um projeto de pesquisa aplicada desenvolvido pela equipe do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) do NISP, em parceria com o governo do estado e financiado pela FAPESC. O projeto realiza estudos comparativos entre seis municípios de cada mesorregião de Santa Catarina, incluindo Itajaí, visando mapear atores do ecossistema de inovação social e levantar indicadores de políticas públicas, fortalecendo áreas como infância, adolescência e juventude.

O evento, que aconteceu em dois dias, 23 e 24 de maio, começou no ELUME Park, com a presença de autoridades e representantes de diversos setores. A programação incluiu a celebração do acordo de cooperação SEPLAN/SCTI/SAS/FAPESC/UDESC Nº 03/2024, que formaliza a instituição do piloto do Observatório Inspire. Esse acordo visa incentivar e apoiar a inovação social em Santa Catarina, promovendo uma articulação entre sociedade civil, governo e setor empresarial para garantir os direitos das crianças, adolescentes e jovens.

Na sexta-feira, 24, na UDESC em Balneário Camboriú, será realizada uma roda de conversa e oficina com iniciativas e organizações regionais para ampliar os diálogos sobre inovação social. Além disso, haverá uma análise detalhada sobre a plataforma e os dados coletados nesta etapa do piloto. A dra. Maria Júlia Guedes, Pesquisadora do projeto, explicou ao Lance Itapema que  “o piloto está sendo desenvolvido para 6 cidades de cada mesorregião do estado. Teremos a plataforma e a metodologia pronta para ser aplicado em outros municípios, como Itapema, por meio de parcerias.”

Deixe seu comentário

Grupo Lance Noticias
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.