Comunidade

Camila Diel | 28/06/2024 14:37

28/06/2024 14:37

105149 visualizações

Resgatando memórias: Grupo Escoteiro e associação de idosos fazem encontro de gerações neste sábado em Itapema

A iniciativa faz parte das atividades do Junho Violeta, mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa, e busca trazer um momento de conscientização e compartilhamento de experiências

Neste sábado, 29 de junho, Itapema sediará o Encontro Intergeracional “Resgatando Memórias”, um evento que busca unir diferentes gerações em um dia de conscientização e compartilhamento de experiências. A iniciativa, parte das atividades do Junho Violeta, mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa, será realizada às 14h na Rua 716, número 500, em frente à Polícia Militar. O evento é organizado pela Associação dos Idosos do Bairro Morretes (AIMOR), Associação Geramor, AMBV e Grupo de Escoteiros Tapera dos Carijós.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

Vera Lúcia, membro da AIMOR, destacou a importância do evento para resgatar as memórias da infância dos idosos e compartilhá-las com as crianças e adolescentes de hoje. “O encontro busca resgatar as memórias dos idosos através de brincadeiras e atividades que marcaram suas infâncias. As crianças também mostrarão aos idosos como são suas brincadeiras e danças atualmente”, explicou.

Entre as atividades planejadas, estão brincadeiras tradicionais como a peteca e a roda, que prometem trazer nostalgia aos mais velhos e diversão aos mais novos. “Uma senhora comentou que vai levar uma peteca para brincar com as crianças, enquanto outra sugeriu a brincadeira de roda. Isso mostra o quanto estão animadas para o encontro”, disse Vera Lúcia.

Maria Teresa, chefe dos escoteiros Tapera do Carijó, ressaltou a riqueza das trocas intergeracionais. “Essa interação é muito rica para desconstruir preconceitos e construir novas realidades. É uma oportunidade de mostrar que os adolescentes são gentis e que os idosos têm conhecimentos valiosos para compartilhar”, afirmou.

O evento também visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a violência contra a pessoa idosa. “Queremos que os jovens reconheçam e saibam combater a violência contra os idosos. Além disso, desejamos fortalecer o relacionamento entre as gerações através de brincadeiras e interações”, destacou Vera Lúcia.

Deixe seu comentário