Geral

Déborah Fernandes Biasibetti | 25/04/2024 12:24

25/04/2024 12:24

3784 visualizações

Reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária discute mudanças na pesca da tainha e corvina

Uma das principais discussões na reunião foi sobre os mapas de bordo utilizados na pesca da tainha

Nesta semana, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) se reuniram para debater importantes alterações relacionadas à pesca da tainha e à corvina. A reunião teve como objetivo discutir mudanças para simplificar processos e beneficiar os pescadores. Participaram das discussões o Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Tiago Frigo, o Deputado Federal e Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Valdir Cobalchini e o deputado estadual Emerson Stein (MDB).

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

Uma das principais discussões na reunião foi sobre os mapas de bordo utilizados na pesca da tainha. Atualmente, esses mapas são preenchidos diariamente, mas a proposta é reduzir essa frequência para uma vez por mês. Além disso, o registro dos lanços de tainha será feito apenas quando efetivamente realizados, evitando contabilizar preparações de embarcações na praia sem saídas para o mar.

O Ministro do MAPA deu aval para essas mudanças, que devem entrar em vigor no início do próximo mês. A expectativa é que isso facilite o trabalho dos pescadores e torne o processo mais eficiente.

Corvina: Audiência Pública em Brasília

Outro ponto discutido foi a pesca da corvina. Representantes da Comissão de Pesca e Agricultura da Assembleia Legislativa, do Sindicato dos Pescadores (SINDIPE) e da Federação da Pesca de Santa Catarina solicitaram uma Audiência Pública em Brasília. O objetivo é debater o assunto com o Ministério da Pesca e o Ministério do Meio Ambiente, buscando soluções que não prejudiquem os pescadores.

O protocolo para a alteração do artigo 9º da portaria SAPI/MAPA, que trata das medidas de ordenamento, registro e monitoramento da Pesca de Arrasto de Praia no mar territorial de Santa Catarina, foi realizado junto ao Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e sua equipe.Na reunião estiveram presentes o Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Tiago Frigo, e o Deputado Federal e Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Cobalchini.

As mudanças propostas têm como objetivo simplificar o preenchimento do formulário da pesca da tainha e serão implementadas com a autorização do Ministro. Os responsáveis pela modificação já estão trabalhando para que essas alterações sejam efetivas e beneficiem toda a comunidade pesqueira .

 

Deixe seu comentário