Os casos da doença tiveram uma redução de 9% em Itapema em 2024, comparado a 2023
As iniciativas de combate à dengue em Santa Catarina ganharam um novo impulso nesta quarta-feira (11). O governador Jorginho Mello oficializou o repasse de mais de R$ 15 milhões para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias voltadas ao enfrentamento do Aedes aegypti.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O recurso, administrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), será destinado a 18 projetos de pesquisadores de sete Instituições de Ensino Superior (IES).
Os projetos contemplados abordarão temas de relevância estratégica, como os impactos das mudanças climáticas na proliferação do mosquito, o desenvolvimento de nanotecnologias para controle populacional do Aedes aegypti, o uso de recursos naturais no combate à doença, e a criação de tecidos repelentes.
Além disso, estão previstos avanços em métodos de diagnóstico rápido, estudos sobre a disseminação de casos nas regiões metropolitanas e ferramentas para prever o avanço da dengue.
Redução dos casos em Itapema
Em Itapema, foram registrados 1.708 casos de dengue em 2023 e 1.552 em 2024, o que representa uma redução de aproximadamente 9%