A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) anunciou, nesta segunda-feira (13), o reforço de efetivo nas cidades da Delegacia Regional de Polícia de Balneário Camboriú, com a apresentação de 27 novos policiais para atender à alta demanda durante a temporada de verão. Em Itapema, a cidade que recebe grande fluxo de turistas nesta época do ano, o número de policiais foi ampliado com a inclusão de oito novos agentes.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Ao todo, 1,6 mil policiais civis foram mobilizados para atuar ao longo da Estação Verão, que segue até o dia 4 de março. A solenidade, que aconteceu em Itapema, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa, e o diretor de Polícia do Litoral, delegado Fabio Osório.
Em seu pronunciamento, o delegado-geral destacou o planejamento estratégico da PCSC para manter Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil, com ações focadas nos locais de maior fluxo de turistas, sem comprometer o atendimento nas demais delegacias do estado. “A Polícia Civil está preparada para garantir a segurança tanto dos catarinenses quanto dos turistas, com ações rápidas e eficazes”, afirmou Gabriel.
O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa, ressaltou a importância da parceria com a Polícia Civil para fortalecer a segurança local. Ele anunciou, ainda, novas ações de combate à criminalidade e ao crime organizado, além de um plano de combate à corrupção.
A ação faz parte da Operação Estação Verão, coordenada pelo Governo do Estado e que envolve diversas frentes de segurança pública. O segundo período da operação, que começou no dia 10 de janeiro, contará com a atuação dos novos policiais apresentados hoje. Durante toda a operação, que vai até o início de março, 32 policiais civis atuarão especificamente em Itapema, enquanto 108 policiais reforçarão a segurança nos municípios da 29ª Delegacia Regional de Polícia de Balneário Camboriú.
Além do combate ao crime, a PCSC também tem promovido ações preventivas, como o programa Verão Seguro, que distribui pulseirinhas de identificação para crianças e pessoas com deficiência, facilitando sua localização em caso de desaparecimento. Essas pulseirinhas estão sendo entregues em praias, praças e shoppings, com a orientação dos policiais civis sobre segurança.
A PCSC também utiliza quadriciclos para garantir maior mobilidade na faixa de areia e realiza atividades de aproximação com a comunidade, como a entrega de distintivos de policiais mirins. Além disso, a integração com o Centro de Controle Operacional de Balneário Camboriú, que coordena as ações de segurança, fortalece a cooperação entre as diferentes forças de segurança.