Projeto de alargamento da praia e revitalização da orla deve impulsionar valorização imobiliária e melhorar infraestrutura da região
O mercado imobiliário de Itapema prevê um aumento de 15% no preço do metro quadrado dos imóveis frente mar até o final de 2024 é o que prevê a Associação das Construtoras e Incorporadoras (ACIP) do município de Porto Belo. A valorização está relacionada ao avanço do projeto de alargamento da faixa de areia da Meia Praia, que recebeu o licenciamento ambiental em outubro.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Esse projeto, que dobrará a extensão da praia, faz parte de um plano maior de revitalização da orla, incluindo uma nova avenida à beira-mar e melhorias em toda a infraestrutura do balneário. A ampliação da faixa de areia trará mais conforto aos banhistas, com maior privacidade e espaço, além de beneficiar a saúde pública.
A requalificação da área prevê novos equipamentos de lazer, como quadras poliesportivas e academias ao ar livre, além de melhorias em iluminação, acessibilidade, segurança, chuveiros, banheiros públicos e quiosques. A instalação de novos postos de salva-vidas e policiamento também contribuirá para a segurança local.
O projeto inclui ainda a modernização do sistema de drenagem urbana, o que deve melhorar a balneabilidade da praia, já beneficiada pelos molhes instalados para controle da turbidez da água.
No aspecto de mobilidade, o alargamento trará uma nova via de rolamento à beira-mar, conectando a Meia Praia ao Centro e ajudando a reduzir o tráfego nas ruas principais. Além disso, serão criadas ciclovias, estacionamentos e melhorias para pedestres, visando otimizar o tráfego e o transporte público na região.