Itapema, conhecida por suas belezas naturais e seu rápido crescimento imobiliário, enfrenta desafios sociais que acompanham seu desenvolvimento. Em entrevista ao LanceCast, o Juiz da Vara Criminal de Itapema, Marcelo Trevisan, relatou sobre o aumento dos delitos nos últimos anos e pontuou: tráfico de drogas, furto e violência doméstica, como sendo os crimes mais cometidos […]
Itapema, conhecida por suas belezas naturais e seu rápido crescimento imobiliário, enfrenta desafios sociais que acompanham seu desenvolvimento. Em entrevista ao LanceCast, o Juiz da Vara Criminal de Itapema, Marcelo Trevisan, relatou sobre o aumento dos delitos nos últimos anos e pontuou: tráfico de drogas, furto e violência doméstica, como sendo os crimes mais cometidos na cidade.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O magistrado nomeou o tráfico de drogas como o crime de maior incidência na cidade. “Os casos que chegam até o Fórum, em sua maioria são de crimes registrados nos bairros Morretes, Jardim Praiamar, Alto São Bento e no calçadão da Meia Praia. O tráfico é uma atividade econômica lucrativa, em que a medida em que se reprime, no dia seguinte já tem outro responsável no comando, é com o enxugar gelo”, conta.
Marcelo Trevisan também fez uma análise do perfil social dos envolvidos com o tráfico em Itapema. “Em sua maioria são jovens, oriundos de outras regiões do Brasil, que vieram pra Itapema em busca de mais qualidade de vida e oferta de empregos no setor da construção civil. O que a gente observa é que ao chegar aqui eles se deparam com um alto custo de vida e acabam aderindo ao tráfico como uma segunda atividade. Alguns já eram usuários, outros não e para sustentar o vício também se veem inseridos neste meio”.
O segundo na lista de delitos cometidos na cidade está o furto. De acordo com o juiz, os indivíduos, em busca de oportunidades, acabam envolvendo-se no mundo do crime devido a dificuldades de manter emprego ou enfrentar o alto custo de vida local. “Com o alto número de prédios em construção, é comum ver casos de feios elétricos, materiais de obra, sendo furtados. Este tipo de crime é frequentemente motivado por vícios em drogas, principalmente o crack”, declarou.
A violência doméstica também figura entre os crimes frequentes em Itapema. “São ameaças, lesões, vias de fato, em sua maioria entre marido e mulher, filhos e mães”, destacou.
Confira a entrevista completa com o juiz da Vara Criminal de Itapema, Marcelo Trevisan: