Política

Lance Notícias | 11/01/2025 12:02

11/01/2025 12:02

16006 visualizações

Vereadores denunciam ilegalidade em medida provisória do prefeito de Itapema

“Essa casa legislativa precisa ser respeitada”, afirma parlamentar ao criticar atuação do Executivo

Os vereadores Lolita (PSD), Maurinho do Gás (PSD) e André Oliveira (NOVO) denunciaram supostas ilegalidades cometidas pelo prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), ao editar medidas provisórias sem a devida apreciação da Câmara de Vereadores.

Segundo André Oliveira, desde o início do mandato do prefeito, em 1° de janeiro, as matérias têm sido conduzidas de forma irregular. “A primeira medida provisória foi editada no dia 3 de janeiro e só foi enviada para a Câmara no dia 10, após pressões e acusações feitas nas redes sociais”, afirmou o vereador.

Os parlamentares apontaram que o prefeito estaria utilizando o artigo 24 da Lei Orgânica Municipal como justificativa para editar as medidas provisórias. No entanto, conforme argumentam, o artigo mencionado se refere às competências do Legislativo, não do Executivo.

De acordo com o vereador André Oliveira, o prefeito só poderia adotar medidas provisórias em situações de relevância e urgência, como previsto no artigo 42. Além disso, após a edição, seria obrigatório o envio imediato à Câmara para apreciação.

“O prefeito não está respeitando a Câmara. Ele precisa lembrar que estamos aqui para representar o povo e exercer o nosso papel constitucional”, enfatizou o parlamentar.

Deixe seu comentário