Recém empossado, prefeito de Itapema realiza primeira ação como chefe do Executivo municipal
O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), visitou a UPA e o Hospital Santo Antônio durante a tarde de quinta-feira (2). Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Fafá, afirmou que a razão do itinerário é pelo surto de virose na cidade – que sobrecarrega os serviços, “representando mais de 80% dos atendimentos na UPA nas últimas 24 horas”.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Ambos traçaram ações paliativas – entre elas, a ativação do CERES de Morretes até a meia-noite.
“Vamos montar uma equipe para isso, para desafogar tanto a unidade de pronto-atendimento quanto o hospital”, disse o secretário Fafá.
A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde ainda lançaram uma série de orientações para que a própria população combata o surto.
Dentre as medidas, o poder público reforça a higiene e indica lavar as mãos com frequência; o não consumo de alimentos de procedência desconhecida ou sem a conservação adequada e não tomar banho em praias indicadas como impróprias.
“Em caso de contrair a virose, o paciente deve-se hidratar com a ingestão de água potável, sopas, sais de reidratação oral. Já os alimentos não devem ser gordurosos, pesados ou muito condimentados, com preferência para arroz branco, bananas maduras, Biscoitos de água e sal, Purê de batatas; Maçãs cozidas ou compotas sem açúcar, Frango cozido ou grelhado sem pele. Nos casos dos bebês, eles devem continuar mamando no peito, pois o leite materno oferece nutrientes e proteção imunológica”, diz o comunicado.
Falta de água
Um dos problemas que potencializa o aumento de doenças de verão é a falta de água nos reservatórios para higienização – lavar as mãos; tomar banho.
Na postagem do prefeito, essa é uma das reclamações mais repetidas pela população.
“Virose pegou geral! Por favor lavem a avenida da meia praia uma vez por semana pelo menos, cheiro muito forte de vômito, tem dia que não tem condições de caminhar na avenida por causa do cheiro”, afirma um perfil.
“Porque não estão falando da água, a falta de água também aumenta os casos de virose”, diz outro.
A Prefeitura, por vez, reforça que caminhões-pipa circularão pela cidade para abastecer pontos em que haja falta d’água na caixa por mais de 24 horas corridas. Basta ligar para os números (47) 326688200 ou (47) 984048200 e solicitar o serviço.