Educação

Jenni Thomaz | 23/05/2025 11:19

23/05/2025 11:19

3202 visualizações

Estudantes de Itapema representam Santa Catarina em conferência nacional de meio ambiente

Atuante na escola desde 2012, o COM-VIDA tem como missão fomentar a consciência ecológica por meio de ações práticas

Alunos da EMEB Vereador Paulo Reis, localizada na comunidade rural do Sertão do Trombudo, estão levando o nome de Itapema à VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA). O projeto “Caminhos da Sustentabilidade”, desenvolvido pelo grupo COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), foi o escolhido para representar o município no evento, que reúne propostas de todo o país voltadas à preservação ambiental e justiça climática.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

Atuante na escola desde 2012, o COM-VIDA tem como missão fomentar a consciência ecológica por meio de ações práticas. Desta vez, o grupo propôs transformar a área verde preservada da escola em um espaço de educação ambiental, com foco na formação de jovens monitores para conduzir a trilha ecológica Caminhos da Sustentabilidade. Durante os percursos, os estudantes compartilham saberes sobre preservação, mudanças climáticas e boas práticas com colegas, professores e moradores da região.

“Nosso objetivo é preservar, conscientizar e sensibilizar todos sobre a importância do meio ambiente. A trilha é uma oportunidade de vivenciar, na prática, o que aprendemos na escola”, explicou Ana Cecília, estudante e delegada da etapa escolar da Conferência.

Orientado pelo professor Saulo Lemos, com apoio das gestoras Josiane Maria Simas e Marcela Osvald da Rosa, o projeto já inspira outras instituições. Escolas da rede municipal e estadual começaram a visitar o espaço e realizar atividades no local, ampliando o alcance da iniciativa. “Muitas escolas já agendaram a Caminhada Sustentável, o que mostra o impacto do nosso trabalho”, ressaltou Josiane.

Sobre a conferência

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”, a VI CNIJMA é uma ação do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, realizada em parceria com os Ministérios da Educação, do Meio Ambiente, da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em 2003, a conferência já mobilizou mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, incentivando a criação de projetos que unem escola, comunidade e sustentabilidade.

Deixe seu comentário

Grupo Lance Noticias
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.