Em sua 14ª edição, o Vida na Praia é promovido pela Associação das Pessoas com Deficiência para a Inclusão (ADI)
O Projeto Vida na Praia iniciou a temporada 2025/2026 recebendo moradores e turistas já no primeiro fim de semana de atividades em Itapema. A iniciativa promove banhos de mar acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, oferecendo atendimento gratuito nas tendas instaladas no Centro e na Meia Praia.
Com monitores capacitados, cadeiras anfíbias e estrutura de acolhimento, o projeto funciona todos os sábados e domingos, das 9h30 às 16h30, até o dia 8 de março, proporcionando lazer, socialização e momentos de convivência à beira-mar.
Em sua 14ª edição, o Vida na Praia é promovido pela Associação das Pessoas com Deficiência para a Inclusão (ADI), em parceria com a Prefeitura de Itapema. O município foi pioneiro em Santa Catarina na implantação da iniciativa, que já atendeu quase três mil pessoas do Brasil e do exterior, entre crianças, adultos e idosos.
Moradora de São Paulo, Maria José Marini veio a Itapema para realizar o sonho do familiar cadeirante, Vagner, de entrar no mar. “Não encontramos nenhum projeto assim perto de onde moramos e decidimos vir para cá. Agradecemos pela iniciativa e pela dedicação da equipe. Saímos muito felizes com a experiência”, relatou.
Para a presidenta da ADI, Silvia Kuhnen, o projeto já faz parte da história da cidade. “O Vida na Praia impacta muitas vidas e dá visibilidade à luta por políticas públicas, protagonismo e respeito às pessoas com deficiência e suas famílias. Estamos felizes por iniciar mais uma temporada de inclusão, acessibilidade e bons encontros”, destacou.
Fundada em 2010, a ADI tem como lema “ressignificar e transformar vidas” e atua na promoção da inclusão, assistência social, projetos educativos, defesa de direitos e integração comunitária. Ao longo do ano, a entidade também desenvolve as ações ADImiráveis Famílias e ADIcionando Caminhos.