Comunidade

Lance Notícias | 08/07/2025 06:00

08/07/2025 06:00

4851 visualizações

Beneficiários do BPC devem atualizar o Cadastro Único para manter o benefício

Secretaria de Assistência Social de Itapema alerta para o risco de bloqueio em caso de dados desatualizados

A Secretaria de Assistência Social de Itapema emitiu um alerta importante aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

De acordo com a pasta, é obrigatória a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) a cada dois anos para garantir a continuidade do pagamento. A ausência dessa atualização pode acarretar na suspensão ou até no cancelamento do benefício.

O BPC/LOAS assegura o pagamento mensal de um salário mínimo a pessoas com 65 anos ou mais, ou ainda a pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que em situação de baixa renda e devidamente registradas no CadÚnico.

O procedimento de atualização deve ser feito presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência do beneficiário.

A regularização cadastral não apenas mantém o recebimento do benefício como também possibilita acesso a outros programas sociais oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal.

Documentação necessária para atualização:

  • Documento de identificação (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) de todos os membros da família;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento das crianças, quando houver;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de renda (para quem possui carteira de trabalho assinada);
  • Comprovante de residência atualizado (conta de luz ou água);
  • Atestado de frequência escolar recente.

Em Itapema, o atendimento ao CadÚnico é realizado em dois locais:

  • CRAS Morretes, na Rua 434, nº 1000 – atende os bairros Jardim Praia Mar, Meia Praia, Morretes e Sertão do Trombudo.
  • CRAS Casa Branca, na Rua 816A, nº 160 – atende moradores dos bairros Alto São Bento, Canto da Praia, Casa Branca, Centro, Ilhota, Sertãozinho, Tabuleiro das Oliveiras e Várzea.

A Secretaria reforça a importância de incluir todos os membros da família no cadastro e orienta que, em caso de dúvidas, os cidadãos procurem diretamente os CRAS de referência ou a própria secretaria para esclarecimentos.

Deixe seu comentário

Grupo Lance Noticias
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.