A proposta inusitada simula um supermercado, mas em vez de itens comuns, o público encontra embalagens que provocam reflexão
Uma prateleira recheada de metáforas, um corredor de produtos simbólicos e, ao final, uma mensagem direta: a proteção das crianças e adolescentes é dever de todos. Assim é o Mercado da Inconveniência, instalação interativa promovida pelo CRAS II (Centro de Referência de Assistência Social do bairro Casa Branca), dentro das ações do Maio Laranja — mês de mobilização nacional contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
A proposta inusitada simula um supermercado, mas em vez de itens comuns, o público encontra embalagens que provocam reflexão. Termos como “sabores do risco”, “kits do descaso”, “vítimas fatais” e “mercado local” estampam produtos que simbolizam, com contundência, as formas de negligência, invisibilidade e exploração enfrentadas por crianças e adolescentes vítimas de violência.
O percurso termina com um convite à ação. Produtos como o “carvão com chama forte na denúncia” e os panos com o alerta “não passe pano para parente” são apresentados ao lado da seção “funcionários do mês”, que destaca os canais oficiais de denúncia e os profissionais da rede de proteção.
Idealizada e montada pela equipe técnica do CRAS II, a ação tem assinatura das assistentes sociais Franciele T. Rosa e Amanda Barilli, da psicóloga Caroline Schmidt, da educadora social Liliane Araújo e da coordenadora Helena Colodel. Para Franciele, o impacto da vivência é essencial: “Esse tipo de abordagem fortalece o debate e amplia o acesso à informação, principalmente sobre um tema tão delicado, mas urgente, como a proteção de nossas crianças e adolescentes”.
A secretária de Assistência Social, Íris Bispo, também destacou a potência da campanha. “O Maio Laranja é fundamental para sensibilizar a sociedade. Atividades como essa provocam, tocam e mostram que a rede de proteção está presente, mobilizada e atuante.”
A instalação também foi palco de momentos emocionantes. Em uma das visitas, uma usuária fez questão de tirar uma foto com a equipe diante do espelho do cenário — uma imagem simbólica, que dá rosto e voz a quem tantas vezes é silenciado.
O Mercado da Inconveniência estará aberto ao público nesta terça-feira (27), às 9h e às 14h, no CRAS II, localizado na Rua 816A, nº 160, bairro Casa Branca.