Infraestrutura

Camila Diel | 22/04/2024 18:14

22/04/2024 18:14

9313 visualizações

Custos com a nova ponte sobre o Rio Perequê chegam a cerca de R$ 17 milhões até agora

Data inicialmente prevista para a finalização da obra era para 20 de abril de 2024, conforme placa no local

O município de Itapema está no processo de implementação de uma grande infraestrutura com a construção de uma nova ponte sobre o rio Perequê, um projeto que já consumiu aproximadamente R$ 17 milhões.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

A iniciativa começou em janeiro de 2023, com um contrato de R$ 1,835 milhão com a empresa ECO LITORAL PROJETOS EIRELI para projetos de dragagem e supervisão do desassoreamento, incluindo outros rios da cidade, embora especificamente para o rio Perequê o investimento seja de R$ 975 mil.

A execução do desassoreamento, a cargo da empresa Luciana da Silva Martins Ltda, começou com um orçamento de R$ 4.989.019,69. Após a inclusão de dois aditivos contratuais, nos valores de R$ 51.003,71 e R$ 769.952,05, o custo total do projeto alcançou R$ 5.758.971,74.

Além disso, os gastos com a ponte balsa provisória totalizaram R$ 1.531.361,82 à empresa Mundial Operações Marítimas LTDA EPP.

Confira mais detalhes sobre os valores: Prefeitura de Itapema já pagou mais de 1,5 milhão de aluguel pela ponte-balsa

Adicionalmente, o custo da construção da nova ponte propriamente dita, realizada através de licitação, atingiu até agora R$ 8.586.557,00. Os recursos para este projeto provêm do Gestão Fundo Especial Outorga Onerosa Direito Construir – FEOODC, conforme detalhado no portal da transparência. A empresa responsável pela execução da obra é a PACOPEDRA Pavimentadora e Comércio de Pedras Ltda.

De acordo com o contrato de licitação, o prazo total para a execução das obras e serviços é de dez meses, iniciando-se a partir do recebimento da Ordem de Serviço, conforme o cronograma físico-financeiro estipulado, com possibilidade de prorrogação conforme previsto em lei.

No entanto, o documento da Ordem de Serviço não está disponível no Portal da Transparência, e tentativas do Lance Itapema de localizar o documento através do setor de comunicação da prefeitura não foram bem-sucedidas. As autoridades não forneceram detalhes sobre onde o documento poderia ser encontrado, nem a data de sua assinatura. Na placa da obra, no local, a data de início consta como 20 de junho de 2023, com data final para 20 de abril de 2024.

Em uma recente declaração via vídeo nas redes sociais, a prefeita de Itapema reforçou o compromisso de que a nova ponte sobre o rio Perequê “tem que estar” estar concluída até dezembro de 2024. Há quase um ano, ela havia destacado as especificações da ponte, prometendo uma estrutura de 16 metros de largura e 7 metros de altura acima do nível da água, o que melhoraria significativamente a navegabilidade do rio. No entanto, 11 meses após essa promessa, a antiga estrutura ainda não foi demolida.

No mesmo vídeo em que a prefeita estipulou o prazo de conclusão para dezembro de 2024, ela, junto com o engenheiro responsável pela obra, mencionou que a ponte antiga permaneceria intocada durante a maior parte da construção da nova ponte, indicando que uma demolição imediata antes do início dos trabalhos não estava prevista.

No vídeo, o engenheiro Cristian explicou que o processo de demolição da ponte atual não foi totalmente iniciado para evitar a necessidade de construir uma ponte temporária — referida como ponte branca — que aumentaria os custos para o município. A estratégia atual inclui a abertura de janelas na ponte para a execução dos “tubulões”.

Contudo, um documento publicado no Diário Oficial do Município contradiz a declaração da prefeita. O primeiro termo aditivo ao termo de convênio de cooperação entre os municípios de Itapema e Porto Belo para a construção da ponte sobre o rio Perequê, publicado em janeiro deste ano no DOM, especifica que “a atual ponte será demolida na semana imediata ao término do carnaval”, prazo já extrapolado, dando ainda a ideia de que a ponte antiga seria demolida para que então a construção da nova ponte fosse iniciada.

A controvérsia em torno da demolição da ponte antiga em Itapema se intensifica em meio a rumores de que, apesar de várias tentativas, a estrutura ainda está de pé. Isso contraria as declarações anteriores de que a ponte estava em risco iminente de colapso, justificativa usada pela Prefeitura de Itapema e pela Defesa Civil estadual para sua interdição e a necessidade de reconstrução emergencial.

Deixe seu comentário