De acordo com a Escala de Beaufort, esse tipo de vento é classificado como “forte” (nível 6)
A Defesa Civil de Itapema segue monitorando os estragos provocados pelos ventos fortes que atingiram a cidade entre a noite de quarta-feira (29) e a manhã desta quinta-feira (30). As rajadas chegaram a 57 km/h, com direção predominante do oeste, e causaram diversos transtornos em diferentes regiões do município.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
De acordo com a Escala de Beaufort, esse tipo de vento é classificado como “forte” (nível 6), com capacidade para mover galhos grandes, dificultar a locomoção de pedestres e provocar danos leves em estruturas.
Entre as principais ocorrências, foram registradas quedas de placas de publicidade, telas de proteção arremessadas contra a rede elétrica, tapumes de obras deslocados para calçadas, árvores tombadas e estruturas metálicas danificadas. Na Rua 909E1, no Canto da Praia, uma árvore caiu e precisou ser removida. Outros seis pontos da cidade também tiveram quedas de árvores sobre casas e vias públicas, exigindo ação imediata para liberação dos acessos.
No Centro de Referência Especializada (CERES), a estrutura de um toldo foi danificada pelos ventos.
A rede municipal de ensino também foi afetada. Dez unidades escolares registraram algum tipo de dano. No CMEI Rita Maria, parte da cobertura da quadra de recreação foi atingida. Já na EMEB Bento Elói Garcia, o problema ocorreu na área coberta entre o portão de entrada e a secretaria. No CMEI Clube do Mickey, resíduos de uma obra vizinha foram arremessados contra a cobertura da quadra. A equipe técnica da Prefeitura já está notificando os responsáveis para que adotem as providências necessárias.
Segundo a Defesa Civil, todos os materiais com risco iminente já foram removidos pelas equipes de resposta, que permanecem mobilizadas para atender novas ocorrências e avaliar possíveis danos estruturais.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp oficial: (47) 99732-6620.