A iniciativa é realizada pela Tiqsi Filmes e Produções, em parceria com a Tramela Produções
Ao longo do ano letivo, alunos dos nonos anos do CEIT Leonel de Moura Brizola, escola municipal de Bombinhas, participaram da terceira edição da Oficina de Cinema para Jovens, projeto que introduz estudantes ao universo do audiovisual por meio de conhecimentos técnicos, criatividade, direção, atuação e produção cinematográfica.
A iniciativa é realizada pela Tiqsi Filmes e Produções, em parceria com a Tramela Produções, e propõe aos jovens novas formas de expressão, reflexão sobre o mundo e aprendizado sobre trabalho coletivo, além de apresentar possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Somadas as três edições do projeto, aproximadamente 100 alunos já participaram das ações formativas.
Para o cineasta Santiago José Asef, idealizador da oficina, o curso vai além da técnica. “Mais do que aprender a filmar, é aprender a pensar. A linguagem audiovisual faz o jovem refletir sobre o próprio olhar, entender como enxerga o mundo e como transforma isso em ideias e discursos. Toda imagem tem intenção e subjetividade, e comunicar também é se conhecer”, explica.
Asef também vislumbra Bombinhas como uma cidade com potencial para se tornar um polo de ensino, especialmente em áreas específicas do conhecimento, como o audiovisual. Segundo ele, a baixa temporada poderia ser aproveitada para receber estudantes do Brasil e do exterior em imersões de estudo. “É um sonho termos aqui algo semelhante à Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, com cursos de curta e média duração e intercâmbio cultural”, afirma.
Esse desejo já começa a se concretizar. Em agosto deste ano, a Tiqsi Filmes e Produções realizou a primeira edição da Residência Audiovisual do Mar (RAM), que reuniu dez roteiristas de diferentes regiões de Santa Catarina para um fim de semana de imersão criativa. Também foi promovido o Laboratório de Criação Audiovisual, em parceria com a Tramela Produções, oferecendo formação e acompanhamento para projetos autorais ao longo de alguns meses.
Durante cada edição da Oficina de Cinema para Jovens, os estudantes desenvolvem e produzem curta-metragens como parte do processo de aprendizagem. O filme “Anônima”, produzido em 2022, conquistou o Prêmio do Júri Popular do Festival Audiovisual do Mercosul (FAM). Em 2024, foi a vez do curta “Dó, Ré, Mi, Fá, Solidão”. Ambas as produções estão disponíveis no canal da Tiqsi Filmes no YouTube.
Em 2025, o projeto é coroado com o curta “ACRE”, que, por enquanto, terá seu lançamento reservado para participação em festivais de cinema.
“Os filmes abordam temas do cotidiano dos alunos, como cyberbullying, solidão no ambiente escolar, xenofobia e a realidade de estudantes migrantes que chegam a Bombinhas. É um exercício de reflexão sobre a própria vivência”, destaca a produtora e coordenadora do projeto, Aline Vieira.
A Oficina de Cinema para Jovens é realizada pela Tiqsi Filmes e Produções, viabilizada pelo Edital Mestre Cantalício Rocha 2024, com recursos da Prefeitura de Bombinhas, por meio do Fundo Municipal de Cultura da Fundação de Cultura de Bombinhas.
Fotos: Isadora Manerich.