Os patinetes elétricos já são uma presença comum em Itapema, desde a orla da praia até os bairros residenciais. No entanto, nem todos os modelos podem circular livremente pelas ciclovias e áreas públicas. A regulamentação estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) define critérios específicos para o uso desses veículos individuais. ✅Clique aqui para entrar […]
Os patinetes elétricos já são uma presença comum em Itapema, desde a orla da praia até os bairros residenciais. No entanto, nem todos os modelos podem circular livremente pelas ciclovias e áreas públicas. A regulamentação estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) define critérios específicos para o uso desses veículos individuais.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Para os patinetes elétricos pequenos, é preciso atender às seguintes especificações para circular nas ciclovias: potência máxima de 100 watts e velocidade limitada a 32 km/h. Em zonas de circulação de pedestres, como a orla do bairro Meia Praia, a velocidade máxima permitida é ainda mais restrita, fixada em 6 km/h.
O verão de 2023 viu uma abordagem mais rigorosa em relação ao uso de patinetes elétricos, com a possibilidade de recolhimento dos equipamentos em caso de infração às normas estabelecidas. No entanto, a recente resolução do CONTRAN trouxe flexibilizações, permitindo a circulação de patinetes que estejam em conformidade com os padrões definidos.
Por outro lado, os ciclomotores e cicloelétricos, categorias de veículos maiores e mais potentes, estão sujeitos a regulamentações mais estritas. Além de exigir capacete e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os condutores, esses veículos também necessitam de emplacamento para circular nas vias públicas. É importante destacar que esses modelos são proibidos nas ciclovias, e os condutores que desrespeitarem essa norma estão sujeitos a multas e até mesmo a guinchamento do veículo.