Você sabia que o lixo eletrônico, como cabos, computadores, celulares, televisores, refrigeradores, dentre outros, são tóxicos? Por serem feitos com alta tecnologia, esses resíduos podem conter substâncias tóxicas e metais pesados, como o chumbo, mercúrio, cromo e cádmio por exemplo, capazes de contaminar o solo, a água e os alimentos – impactando tanto o ambiente […]
Conforme a lei federal 12.305/2010, empresas envolvidas na cadeia de produtos eletroeletrônicos devem implementar sistemas de logística reversa, assegurando a efetividade na gestão de resíduos. A logística reversa dos eletroeletrônicos promove o retorno dos bens de pós-consumo ao ciclo produtivo, através do reuso ou reciclagem, agregando valor econômico, legal, ambiental e social. É isso que a empresa de Florianópolis, Wee.do, parceira do CDL Itapema, faz.
Para dar o destino correto ao seu lixo eletrônico, basta ir até o Edifício Lago Negro, na rua 264, número 383 – Sala 01 , na Meia Praia. Em caso de grande volume de material, entre em contato com o CDL para que um caminhão passe no local e recolha o lixo eletrônico. O projeto enfrenta o desafio de aumentar a taxa de reciclagem de lixo eletrônico e conscientizar sobre a importância da logística reversa.
O Recicla CDL, iniciativa da FCDL/SC e CDLs, com apoio da FATMA, foca na conscientização sobre coleta seletiva e reciclagem. Desde 2011, o programa já recolheu mais de 900 toneladas de resíduos. Com a rápida taxa de crescimento do lixo eletrônico, a destinação correta se torna crucial para mitigar impactos ambientais e garantir o tratamento adequado desses materiais.
A Weee.do assegura a exclusão completa de dados em dispositivos eletrônicos descartados, utilizando práticas e softwares de destruição de dados. A iniciativa da CDL Itapema e Weee.do convida a comunidade a participar ativamente na coleta e reciclagem de lixo eletrônico, promovendo práticas sustentáveis e conscientização ambiental. O Recicla CDL já foi reconhecido com o prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC e Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo de Santa Catarina.