Segurança

Camila Diel | 20/02/2024 11:58

20/02/2024 11:58

41129 visualizações

Faaci e GM fazem operação em área de conservação no Areal e residência irregular é demolida

Na manhã desta segunda-feira (20), uma operação conjunta entre a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) e a Guarda Municipal resultou na demolição de uma construção irregular em uma área de invasão no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Itapema. A ação visou combater ocupações ilegais e preservar o ecossistema local. ✅Clique aqui para […]

Na manhã desta segunda-feira (20), uma operação conjunta entre a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) e a Guarda Municipal resultou na demolição de uma construção irregular em uma área de invasão no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Itapema. A ação visou combater ocupações ilegais e preservar o ecossistema local.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

Rodrigo Bicudo Merege, Diretor de Educação Ambiental, Parques e Reservas da FAACI, afirmou que a demolição ocorreu em uma área monitorada há anos. Localizada na servidão Euzébio da Silva, no bairro Areal, esta região tem sido alvo de esforços contínuos para coibir invasões e garantir a integridade da unidade de conservação.

O RVS de Itapema, criado em 2012, abrange uma área significativa de 2.602,74 hectares e é classificado como categoria de Proteção Integral, conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Além disso, sua Zona de Amortecimento (ZA), inicialmente estabelecida em 500 metros, foi posteriormente ajustada para 200 metros por legislação municipal.

A ação de hoje reforça o compromisso das autoridades locais com a preservação ambiental e a manutenção da integridade das áreas protegidas. Desde o início do monitoramento, mais de cinco construções irregulares já foram demolidas, evidenciando a determinação em coibir práticas ilegais que ameaçam o ecossistema local.

A atuação conjunta da FAACI e da Guarda Municipal reflete o esforço contínuo para proteger e conservar o patrimônio ambiental de Itapema. Através de ações preventivas e fiscalizações periódicas, busca-se garantir que as áreas de preservação permaneçam livres de ocupações ilegais, promovendo assim a sustentabilidade e a biodiversidade na região.

 

 

Deixe seu comentário

Grupo Lance Noticias
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.