Infraestrutura

Max William Gerard Weiss | 08/02/2024 11:54

08/02/2024 11:54

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Porque Itapema tem sofrido com buracos em suas ruas?

As causas de buracos em pavimentação asfáltica são variadas e complexas, envolvendo fatores como deterioração dos materiais devido a má execução da obra, ação intensa de veículos, projetos muitas vezes inadequados, e condições climáticas adversas. Em Itapema, situada em uma região que enfrentou uma forte temporada de chuvas no ano passado, o excesso de água […]

As causas de buracos em pavimentação asfáltica são variadas e complexas, envolvendo fatores como deterioração dos materiais devido a má execução da obra, ação intensa de veículos, projetos muitas vezes inadequados, e condições climáticas adversas. Em Itapema, situada em uma região que enfrentou uma forte temporada de chuvas no ano passado, o excesso de água contribui significativamente para o surgimento de problemas no pavimento. A qualidade das rodovias no Brasil, onde a maioria do pavimento é flexível, mostra que uma significativa parcela encontra-se em condições insatisfatórias, situação que não é diferente em Itapema, agravada ainda pela expansão constante da construção civil na cidade.

O pavimento flexível (asfalt0), caracterizado pela capacidade das suas camadas de sofrer deformações elásticas significativas sob carregamento, depende da qualidade da execução e dos materiais utilizados em cada uma das suas camadas para evitar deformações e aumentar a durabilidade. No entanto, em Itapema, a presença constante de caminhões pesados, transportando entulho, terra e concreto, devido ao boom da construção civil, exerce uma pressão adicional sobre as vias, acelerando o processo de deterioração do asfalto.

Os buracos que surgem nas ruas asfaltadas de Itapema são mais do que simples inconvenientes para os motoristas; eles são sintomas de problemas estruturais mais profundos que afetam a qualidade das vias. Essa deterioração, aumentada pela forte temporada de chuvas e pelo estresse causado pelo tráfego intenso de veículos pesados, não só prejudica a segurança e o conforto dos motoristas, mas também implica em custos significativos para reparos e manutenção.

Operações de manutenção preventiva, essenciais para minimizar o aparecimento de buracos, não são comuns em Itapema, tornando as operações denominadas “Tapa buracos” mais recorrentes. Essa abordagem paliativa, ao invés de tratar preventivamente o problema, implica na realização frequente de reparos que, embora necessários, não abordam as causas subjacentes da deterioração das vias.

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